quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Casaco infantil de crochê em ponto baixo.

Casaco infantil de crochê em ponto baixo.

Receita do casaco infantil de crochê em ponto baixo com desenhos coloridos.
Tamanhos: para 9 e 18 meses (= 74 e 86 cm de altura). Entre parênteses, o tamanho para 18 meses.

Material:
100 g de lã azul;
50 g de lã de cada cor: vermelha, amarela e branca;
1 agulha de crochê número 3 e
3 botões.

Ponto de Base: pontos baixos: cada carreira começa no 1° ponto, após 1 correntinha para virar e termina no último ponto.
Amostra: 28 pontos e 28 carreiras = 10 cm.
Gráfico: apresentamos 1 motivo a ser repetido, mais o último ponto. Cada sinal colorido = 1 ponto. Repita da 1° à 28° carreira, alternando as cores de base na seqüência de listras, isto é, amarelo, branco, azul e vermelho. Na mudança de cores, trabalhe o último ponto da listra que está terminando já com a nova cor. O fio que não está sendo usado deve acompanhar o trabalho pelo avesso, bem frouxo: a cada 2 pontos, trabalhe o fio junto.

Como fazer as costas e as partes da frente do casaco infantil de crochê em ponto baixo com desenhos coloridos:
Para a largura total, faça 1 correntinha com 137 (153) pontos, mais 1 para virar, com a lã azul, e trabalhe em ponto de base por 2 cm. Continue, acompanhando o gráfico. A 17 (19) cm de altura, divida o trabalho. Na borda direita, para a frente direita, trabalhe separadamente 33 (37) pontos. Continue com o gráfico e, na nova borda esquerda, diminua, para a cava, 8 pontos = 25 (29) pontos. A. 21 (24) cm de altura, diminua, para o decote, a cada carreira, 1x3, 1x2, 3x1 ponto; a cada 2 carreiras, 3x1 ponto; continue reto com os 14 (18) pontos restantes até atingir 26 (29) cm. Remate os pontos. Faça a frente esquerda, invertendo as explicações dadas para a frente direita. Em seguida, faça as costas com os 71 (79) pontos centrais, executando as cavas e os ombros do mesmo modo como foram feitos na frente. Para o decote, a 25 (28 cm) de altura, deixe sem fazer os 21 pontos centrais e, de cada lado dos mesmos, diminua, a cada carreira, 1x2, 1x1 ponto.

Molde do casaco infantil de crochê em ponto baixo com desenhos coloridos:

Molde reduzido: metade das costas, frente esquerda e metade da manga (as medidas estão em cm).

Como fazer a manga do casaco infantil de crochê em ponto baixo com desenhos coloridos:
Faça 1 correntinha de 39 (45) pontos, mais 1 para virar, com a lã azul, e trabalhe em ponto de base, aumente de cada lado, a cada 8 (10) carreiras, 6x1 ponto = 51 (57) pontos. A 23 (27) cm de altura, remate os pontos.

Como fazer os bolsos do casaco infantil de crochê em ponto baixo com desenhos coloridos:
Para 8 cm de largura, faça 1 correntinha de 23 pontos mais 1 para virar, com a lã azul, e trabalhe 22 carreiras em ponto de base. Remate os pontos.

Como fazer o acabamento do casaco infantil de crochê em ponto baixo com desenhos coloridos:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras e pregue os bolsos. Faça 59 (67) pontos baixos nas bordas da frente e 68 pontos baixos no decote, com a lã azul. Trabalhe 2 cm em ponto de base fazendo, em cada canto superior, a cada carreira, 3 pontos no ponto do ângulo. Ao mesmo tempo, na borda direita, a 1 cm de altura faça as casas sobre 3 pontos: a primeira no canto superior e mais duas com intervalos de 3 (4) cm. Pregue os botões.

Gráfico do casaco infantil de crochê em ponto baixo com desenhos coloridos:

No gráfico, o motivo que deve ser repetido na largura, mais o último ponto. Cada sinal = 1 ponto baixo. Cada motivo tem 16 pontos. A seta indica o ponto final. Os sinais em preto representam os pontos com a lã branca.