sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Blusa de tricô para 5 anos e 7 anos.

Blusa de tricô para 5 anos e 7 anos.

Receita da blusa de tricô para 5 anos e 7 anos. Blusa de tricô para 5 anos e 7 anos com quadrados em cores alternadas. Na frente, decote reto em ponto de barra abotoado nos ombros.
Tamanhos: 5 e 7 anos (1,10 m e 1,22 m de altura). Entre parênteses, o tamanho para 7 anos.

Material:
150 (200) g de lã ou dralon vermelho;
50 g de lã ou dralon amarelo;
1 par de agulhas de tricô número 2,5;
1 agulha circular de tricô número 2,5 de 50 cm de comprimento e
4 botões.

Ponto de Base: ida em pontos meia; volta em pontos tricô.
Ponto de Barra: 1 ponto meia, 1 ponto tricô, alternados.
Amostra: 29 pontos e 41 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas da blusa de tricô para 5 anos e 7 anos:
Monte 94 (100) pontos em amarelo e trabalhe 3 carreiras em ponto de barra. Prossiga com o fio vermelho. A 4 cm de altura, comece a trabalhar em pontos de base. A 24 (27) cm de altura, diminua, para as cavas, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2, 5x1 ponto = 70 (76) pontos. Prossiga reto. A 37 (40) cm de altura, remate para o decote os 36 pontos centrais e diminua, de ambos os lados desse remate, a cada 2 carreiras, 2x2 e 1x1 ponto. Ao mesmo tempo, a 38 (41) cm de altura, remate para os ombros, a cada 2 carreiras, 2x6 (1x7 e 1x8) pontos.

Como fazer a frente da blusa de tricô para 5 anos e 7 anos:
Faça a barra como nas costas. A partir dos 4 cm de altura, prossiga em ponto de base, do seguinte modo: trabalhe 47 (50) pontos em vermelho e os restantes 47 (50) pontos em amarelo. Trabalhe desse modo até completar 9 (10) cm. Então, inverta as cores: onde estiver vermelho, coloque amarelo e onde estiver amarelo coloque vermelho. Após mais 9 (10) cm, trabalhe novamente como no início. Ao mesmo tempo, diminua para as cavas como nas costas. A 31 (34) cm de altura, trabalhe todos os pontos em vermelho em ponto de barra. Na 6° carreira, faça as casas para os botões, de ambos os lados, sobre 3 pontos (do 6° ao 8° e do 15° ao 17°, a contar da beirada). Essa barra tem, ao todo, 12 carreiras, sendo que as 3 últimas carreiras são tricotadas com o fio amarelo.

Como fazer os ombros da blusa de tricô para 5 anos e 7 anos:
Para o ombro esquerdo, monte 12 (15) pontos em amarelo e trabalhe reto por 8 cm. A partir da beirada, remate, a cada 2 carreiras, 2x6 (1x7, 1x8) pontos. O ombro direito é feito em sentido oposto, em vermelho.

Molde da blusa de tricô para 5 anos e 7 anos:

Molde reduzido: metade das costas, da frente e da manga para 5 e 7 anos.

Como fazer as mangas da blusa de tricô para 5 anos e 7 anos:
Monte 46 pontos em amarelo e faça uma barra, como nas costas. Prossiga, trabalhando em uma só cor, em ponto de base, com o fio vermelho. Aumente, de cada lado, a cada 8 (9) carreiras, 12x1 pontos = 70 pontos. A 30 (33) cm de altura, diminua, para a parte superior da manga, a cada 2 carreiras, 1x4, 1x3, 2x2, 10x1, 2x2, 1x3, 1x4 pontos. Remate os 6 pontos restantes em uma só carreira.

Como fazer o acabamento da blusa de tricô para 5 anos e 7 anos:
Estenda as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche a costura dos ombros. Para o decote, levante, com a agulha circular, 27 pontos em cada parte do ombro e 50 pontos no decote das costas. Trabalhe, então, com o fio vermelho em ponto de barra, em carreiras abertas. Para o modelo sem gola: trabalhe 8 carreiras em vermelho e 3 carreiras em amarelo, mais a carreiras do remate, em ponto de barra. Para o modelo com gola: trabalhe 3 cm com o fio vermelho. Depois, remate, de ambos os lados, 10 pontos em uma só carreira. Com os pontos restantes, faça a gola. Após 4 cm, duplique 1 ponto a cada 2 pontos tricô. Trabalhe 4 cm e duplique os pontos tricô que foram pulados no aumento anterior. Trabalhe mais 4 cm sendo que as 3 últimas carreiras são em amarelo. Costure as outras partes e pregue os botões.