sábado, 21 de dezembro de 2013

Blusa trabalhada de tricô com decote redondo

Blusa trabalhada de tricô com decote redondo.

Receita de blusa feminina de tricô trabalhada e com decote redondo. Pulôver feminino branco com decote redondo. O trabalho em lã grossa destaca o motivo. As mangas terminam numa tira que forma uma pala sobre os ombros.

Material:
700 (800) g de lã branca;
1 par de agulha de tricô número 6 e
1 par de agulha de tricô número 7.

Ponto de Base: veja o gráfico. Repita sempre da 1° à 12° carreiras. Cruzamento para a direita: trabalhe o 3° ponto na frente do trabalho em ponto meia e, depois, os 2 pontos anteriores também em pontos meia. Cruzamento para a esquerda: coloque o 1° ponto em uma agulha auxiliar e trabalhe os 2 pontos seguintes em pontos meia; depois trabalhe o ponto da agulha auxiliar também em pontos meia.
Amostra: 15 pontos e 20 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas da blusa feminina de tricô trabalhada e com decote redondo:
Monte 66 (74) pontos nas agulhas número 6 e trabalhe reto 12 cm em ponto de barra. Continue com as agulhas número 7 em ponto de base. Inicie o motivo na 1° carreira (avesso), após o ponto de borda, com o 1° (6°) pontos do gráfico. A 36 cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2, 2x1 ponto = 48 (56) pontos. Continue reto. A 50 (51) cm de altura, diminua para os ombros, a cada 2 carreiras, 2x7 (9) pontos remate os 20 pontos restantes de uma só vez.

Molde da blusa feminina de tricô trabalhada e com decote redondo:

Molde reduzido: metade da frente e das costas e metade da manga com pala no ombro.

Como fazer a frente da blusa feminina de tricô trabalhada e com decote redondo:
Igual às costas, com exceção do decote. Para o mesmo, a 45 (46) cm de altura, remate os 10 pontos centrais de uma só vez e, de cada lado desse remate, diminua, a cada 2 carreiras, 2x3 (4), 2x2 pontos. Ao mesmo tempo, a 50 (51) cm de altura, diminua para os ombros, a cada 2 carreiras, 1x4, 1x5 (1x5, 1x6) pontos.

Como fazer a manga direita da blusa feminina de tricô trabalhada e com decote redondo:
Manga direita: monte 32 (36) pontos nas agulhas número 6 e trabalhe 8 cm em pontos de barra. Na última carreira, aumente 1 ponto de cada lado = 34 (38) pontos. Continue com as agulhas número 7 em ponto de base. Inicie o motivo na 1° carreira (avesso), após o ponto de borda, com o 17° (15°) pontos do gráfico. Em seguida, aumente, de cada lado, a cada 8 carreiras, 8x1 ponto = 50 (54) pontos. A 45 cm de altura, diminua para a curva superior da manga, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 1x3 (4), 2x2, 7x1, 1x2, 1x3 (4) pontos. Continue reto por 6 (7) cm. Depois, a partir da borda direita, diminua a cada 2 carreiras, 1x6, 2x3 (3x2) pontos.

Como fazer a manga esquerda da blusa feminina de tricô trabalhada e com decote redondo:
Manga esquerda: inverta as explicações dadas para a manga direita.

Gráfico da blusa feminina de tricô trabalhada e com decote redondo:

Acima, gráfico do motivo trabalhado na blusa.
1 motivo = 18 pontos;
X = 1 pontos meia;
Ponto (.) = 1 ponto tricô;
/ = 2 + 1 pontos cruzados para a direita e
\ = 1 + 2 pontos cruzados para a esquerda.

Como fazer a tira do decote da blusa feminina de tricô trabalhada e com decote redondo:
Monte 78 pontos nas agulhas número 6 e trabalhe 3 cm em ponto de barra.

Como fazer o acabamento da blusa feminina de tricô trabalhada e com decote redondo:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras e aplique a tira do decote.