quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Blusa feminina em listras diagonais de tricô

Blusa feminina em listras diagonais de tricô.

Receita blusa feminina em listras diagonais de tricô. Pulôver com diagonais sobre fundo branco. O azul e o vermelho das listras repetem-se no decote, na barra e nos punhos do pulôver. A frente é trabalhada em sentido diagonal.

Material:
250 (300) g de branca;
150 g de lã vermelha;
50 g de lã azul-marinho;
1 par de agulha de tricô número 3,5 e
1 agulha circular número 3,5 de 40 cm de comprimento

Ponto de Base: ida = pontos meia; volta = pontos tricô.
Seqüência das listras: 8 carreiras brancas, 2 azuis e 4 vermelhas.
Ponto de Barra: 2 pontos meia, 2 pontos tricô, alternados.
Amostra: 25 pontos e 34 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas da blusa feminina em listras diagonais de tricô:
Monte 110 (120) pontos com a lã azul e trabalhe em ponto de barra 1 carreira, passando, na carreiras seguinte, para a cor vermelha. A 15 cm de altura, comece o ponto de base em lã branca e trabalhe reto até os 40 cm de altura. Diminua, para as cavas, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2 (3x2), 6x1 ponto = 84 (90) pontos. Prossiga reto. A 58 cm de altura, remate para o decote os 34 pontos centrais de uma só vez. Depois, de ambos os lados desse remate, diminua a cada 2 carreiras, 2x2 e 1x1 ponto. Ao mesmo tempo, remate, para os ombros, a cada 2 carreiras, 4x5 (1x5, 3x6) pontos.

Como fazer a frente da blusa feminina em listras diagonais de tricô:
A frente é trabalhada em sentido diagonal. Inicie o trabalho pelo canto inferior esquerdo. Monte 2 pontos com a lã branca e trabalhe em ponto de base, na seqüência das cores. No meio dos 2 pontos, Introduza 1 fio de outra cor, que deverá continuar subindo, para marcar a linha do meio. A esquerda do trabalho, aumente, para a parte inferior, a cada 2 carreiras, 1x1 (2x1) e mais 29 (28)x1 e 2 pontos, alternados. Simultaneamente, aumente, do lado direito, para a borda lateral, a cada 2 carreiras, 3x1 e, depois, 27x1 e 2 pontos, alternados = 45 pontos à esquerda e 44 pontos à direita da linha do meio. A 18 cm de altura aumemte na margem esquerda, a cada 2 carreiras, 22 (27)x1 e 2 pontos, alternados. Ao mesmo tempo, à direita, diminua, a cada 2 carreiras, 2x1 ponto e, a cada 4 carreiras, 2x1 ponto = 40 pontos. A partir dos 21 (22) cm de altura, aumente, a cada 4 carreiras, 2x1 ponto, a cada 2 carreiras, 2x1 ponto; e mais 15x1 e 2 pontos, alternados. A 31 (33) cm de altura a parte inferior está pronta = 78 (85) pontos. Para formar a lateral direita da blusa, *diminua, a cada 2 carreiras, 7x1 e 2 pontos, alternados*. Repita mais 3 vezes de *a*. A 34 cm de altura trabalhe para os ombros 2 carreiras retas e, em seguida, diminua, a cada 2 carreiras, 10x1 (13x1) pontos. Ao mesmo tempo, a 38 (39) cm de altura deixe na agulha 32 pontos à direita; os pontos à direita destes, junto ao ombro, ficam em suspenso. Nessa nova borda, diminua, a cada 2 carreiras, 5x2, 4x1, e, a cada 4 carreiras, 2x1 (a cada 2 carreiras, 7x2, 5x1) = 16(13) pontos trabalhe 8 (12) carreiras sem alteração e, em seguida, aumente a cada 4 carreiras 1x1 (2x1) e, a cada 2 carreiras, 8x1 (7x1) pontos. Simultaneamente, a 47 (50) cm de altura = 38 (45) pontos à esquerda da linha do meio, na borda esquerda deixe 11 pontos à espera, ao lado, para as cavas, diminua 1x7 (10) e, a cada 2 carreiras,. 1x3, 1x2 pontos. Prossiga, diminuindo até o final 15x1 e 2 pontos, alternadamente. Ao mesmo tempo, a 53,5 (55) cm de altura = 25 (22) pontos, do lado direito da linha do meio, para o ombro, remate, a cada 2 carreiras, 6x3 (7x2, 2x3) pontos. Os 11 pontos que ficaram à espera, junto à cava, são recolocados na agulha. A cada 2 carreiras, remate 1x1, 1x2 pontos na borda esquerda e, na direita, 2x4 pontos. Pegue os pontos que estão à espera junto ao decote. Na borda direita termine o ombro conforme a explicação acima. Na borda esquerda, remate, a cada 2 carreiras 1x12, 2x4, 2x2 (1x8, 2x3, 3x2) pontos. Levante 110 (120) pontos na borda inferior em vermelho. Trabalhe 14,5 cm em ponto de barra em vermelho e depois faça 1 carreira em azul. Remate.

Molde da blusa feminina em listras diagonais de tricô:

Molde reduzido: Metade das costas, da frente e de manga. As setas indicam a direção do trabalho.

Como fazer as mangas da blusa feminina em listras diagonais de tricô:
Monte 54 (60) pontos em azul e trabalhe 1 carreira em ponto de barra. Siga em vermelho. A 8 cm de altura mude para a lã branca, trabalhe em ponto de base. Aumente de ambos os lados, a cada 9 carreiras, 13x1 = 80 (86) pontos. A 45 cm de altura, para a parte superior da manga, diminua, a cada 2 carreiras 1x3, 4x2, 13x1, 2x2, 2x1 (2x3, 3x2, 12x1, 3x2, 2x3) pontos remate os 12 (14) pontos restantes.

Como fazer o acabamento da blusa feminina em listras diagonais de tricô:
Estique as partes e passe-as com um pano úmido. A seguir, feche as costuras. No decote. levante 112 pontos com a agulha circular, em vermelho. Trabalhe 4 voltas em ponto de barra. A 5° volta e o remate são feitos em azul.

Fonte: Curso Tricô e Crochê

Um comentário:

  1. Ola, quero fazer essa blusa, mas nao esta bem explicado, voces falam para aumentar e diminuir mas nao explicam aonde exatamente, nao teria como voces reescreverem a receita, ou entao ,caso tenha a receita dessa blusa em alguma revista, poderiam me passar o nome, ou entao ate mesmo me explicar por aqui ,de uma maneira mais ampla, obrigada, aguardo sua resposta.