domingo, 8 de dezembro de 2013

Blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga

Blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga.

Receita blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga na pala. Pulôver de pala com motivo em espiga. A simplicidade do ponto meia destaca o motivo aberto. Tamanhos: manequins 42 e 46. Entre parênteses, o manequim 46.

Material:
500 (550) g de lã verde;
1 par de agulha de tricô número 3 e
1 agulha circular número 3 de 40 cm de comprimento.

Ponto de Base: pontos meia (direito = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Amostra: 28 pontos e 38 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas da blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga na pala:
Monte 152 (164) pontos e trabalhe em ponto de base. A 3 cm de altura faça 1 carreira com uma agulha mais grossa, para a dobra da bainha; continue em pontos de base. A 6 cm de altura, diminua, de cada lado, 1x1 ponto; depois, diminua alternadamente, a cada 14 e 16 carreiras, 10x1 ponto = 130 (142) pontos. A 46 cm de altura, aumente de cada lado, a cada 2 carreiras, 2 e 1 ponto alternadamente, 7 vezes. Em seguida, monte de cada lado, para as mangas, 44 (45) pontos = 240 (254) pontos. Continue reto. A 54 (56) cm de altura, execute o motivo do gráfico uma vez com 1 ponto de borda, invertendo o motivo a partir do centro. Continue em pontos de base. A 68 (70) cm de altura, deixe em suspenso 92 (99) pontos de cada lado (mangas e ombros) e remate os 56 pontos centrais para o decote.

Gráfico da blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga na pala:

1 motivo = 7 pontos;
X= ponto meia;
Ponto (.) = ponto tricô;
U= laçada;
\ = 1 mate simples e
/ = 2 pontos juntos em meia.

Como fazer a frente da blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga na pala:
Como nas costas, até o decote. Para executar o decote, a 64 (66) cm de altura, remate os 16 pontos centrais de uma só vez e, de cada lado dos mesmos, remate a cada 2 carreiras, 2x4, 2x3, 3x2 pontos.

Como fazer os punhos da blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga na pala:
Punhos: monte 100 (114) pontos e trabalhe em pontos de base. A 3 cm de altura faça 1 carreira com uma agulha mais grossa, para a dobra da bainha. A 13 cm de altura, trabalhe uma vez as 33 carreiras do gráfico, com 1 ponto de borda; a partir do centro, inverta o motivo. Continue com ponto de base e, a 23 cm de altura, remate todos os pontos.

Como fazer o capuz da blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga na pala:
Capuz: monte 196 pontos e trabalhe reto em ponto de base. A 3 cm de altura, faça 1 carreira para a dobra da bainha. A 24 cm de altura, remate de cada lado, a cada 2 carreiras, 7x13 pontos e os 14 pontos restantes de uma só vez.

Molde da blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga na pala:

Molde reduzido: metade das costas, da frente, do punho e do capuz.

Como fazer a tira do decote da blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga na pala:
Monte 128 pontos na agulha circular e trabalhe em círculo, alternando 1 ponto meia e 1 ponto tricô por 4 cm. Remate frouxo.

Como fazer o acabamento da blusa feminina de tricô com capuz e motivo espiga na pala:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras dos ombros e das mangas em pontos de malha. Feche as demais costuras e pregue os punhos. Dobre as bainhas para o avesso e costure-as. Remate o decote com a tira de contorno dobrada e pregue o capuz sob a mesma.