sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Blusa de tricô com a frente em listras diagonais

Blusa de tricô com a frente em listras diagonais.

Receita de blusa feminina de tricô com a frente em listras diagonais. Pulôver de tricô com a frente em listros diagonais.

Material:
360 (400) g de lã ferrugem;
80 g de lã branca;
40 g de lã azul marinho;
1 par de agulha de tricô número 3;
1 par de agulha de tricô número 3,5 e
1 agulha circular número 3 de 40 cm de comprimento.

Ponto de Base I: pontos tricô (direito = pontos tricô; avesso = pontos meia).
Ponto de Base II: 1 ponto meia e 1 ponto tricô, alternados.
Seqüência das listras: *4 carreiras ferrugem, 2 brancas, 2 azul marinho, 4 brancas, 2 ferrugem, 4 brancas, 4 ferrugem, 2 azul marinho, 2 ferrugem, 2 brancas*. Repita de * a *.
Amostra I: 22 pontos e 35 carreiras = 10 cm.
Amostra II: 20 pontos e 36 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas da blusa feminina de tricô com a frente em listras diagonais:
Monte 91 (99) pontos nas agulhas número 3 com a lã ferrugem e trabalhe 4 cm em ponto de base II. Continue reto com as agulhas número 3,5. A 40 cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2, 5x1 ponto = 67 (75) pontos. Continue reto. A 58 (59) cm diminua para os ombros, a cada 2 carreiras, 4x4 (2x4, 2x5) pontos. Ao mesmo tempo, remate para o decote os 25 (29) pontos centrais de uma só vez e, de cada lado desse remate, diminua, a cada 2 carreiras, 2x2, 1x1 ponto.

Como fazer a frente da blusa feminina de tricô com a frente em listras diagonais:
Inicie no canto inferior direito. Monte 2 pontos nas agulhas número 3,5 com a lã ferrugem e trabalhe em ponto de base I acompanhando a seqüência das listras. Entre os 2 pontos, passe 1 fio para marcar a linha central. Na borda direita do trabalho (= borda inferior da frente) e na borda esquerda (= borda lateral), aumente, a cada 2 carreiras, *1x2, 3x1 ponto*. Repita de * a * mais 10 vezes = 56 pontos de cada lado do meio, a 25,5 cm (= linha A do molde). Prossiga aumentando na borda direita, a cada 2 carreiras, *1x2, 2x1 ponto*. Repita de * a * mais 3 (4) vezes (acrescente mais 2x1 ponto). Ao mesmo tempo, na borda esquerda diminua para a cava, a cada 2 carreiras, 4x1 ponto = 52 pontos à esquerda do meio. Continue reto. A 32 cm de altura, aumente 1x1 ponto (1x1 ponto e, a cada 2 carreiras, 6x1 ponto) = 53 (59) pontos à esquerda e 72 (78) pontos à direita do meio. Assim, a 32,5 (35,5) cm de altura (= linha B do molde), está terminada a borda inferior da frente da blusa (do pulôver). Agora, diminua na borda direita, para a costura lateral a cada 2 carreiras, *2x1, 1x2 pontos*. Repita de * a * mais 6 vezes; depois, diminua mais 2(1)x1 ponto. Ao mesmo tempo, na borda esquerda, aumente para a cava, a cada 2 carreiras, *2x1, 1x2 pontos*. Repita de * a * mais 4 (3) vezes; depois, aumente 2 (1)x1 ponto = 75 (76) pontos à esquerda do fio central. Trabalhe reto 2 carreiras. Em seguida, diminua para o ombro, a cada 2 carreiras, 5x1 ponto (6x1 ponto, a cada 2 e 4 carreiras, alternadamente) = 70 pontos à esquerda e 42 (49) pontos à direita do fio central a 46 (48) cm de altura (= linha C do molde). Para o canto do decote, a partir da borda esquerda, trabalhe os primeiros 20 pontos e termine separadamente esse canto: no canto da borda direita,diminua, a cada 2 carreiras, 1x4, 2x3, 2x2 pontos; na borda esquerda, diminua, a cada 2 e 4 carreiras, alternadamente, 3x1 ponto. Remate os 3 pontos restantes de uma só vez. Em seguida, trabalhe os 92 (99) pontos restantes e diminua, para o decote, na borda esquerda, a cada 2 carreiras, 1x4, 2x3, 2x2, 2 (4)x1 ponto e, a cada 4 carreiras, 4 (5)x1 ponto. Continue reto. Ao mesmo tempo, na borda direita, para a costura lateral, diminua a cada 2 carreiras * 3x1, 1x2 pontos *. Repita de * a * mais 3 vezes; depois, diminua 3x1 ponto = 19 (26) pontos à direita e 30 (27) pontos à esquerda do fio central, a 56,5 (59) cm de altura (= linha D do molde). Agora, na borda direita, deixe 9 (10) pontos em suspenso e, junto aos mesmos, remate 5 pontos para a cava. Continue diminuindo, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2 pontos; depois, diminua *2x1, 1x2 pontos*. Repita de * a * mais 4 vezes (diminua mais 1x1 ponto). Ao mesmo tempo, na borda esquerda aumente para o decote 1x1 ponto e, a cada 4 carreiras, 4x1 ponto. Em seguida, aumente, a cada 2 carreiras 2x1 ponto. Trabalhe reto 2 carreiras depois, diminua para o ombro, a cada 2 carreiras, 6 (7)x2, 1x3 pontos. Retome os 9 (10) pontos em suspenso na borda direita e diminua, a cada 2 carreiras 3x1 ponto e, na borda esquerda, a cada 2 carreiras 1x1, 1x2, 1x3 (4) pontos. A seguir, na borda inferior, levante 91 (99) pontos com as agulhas número 3 em ferrugem e trabalhe 4 cm em ponto de base II.

Molde da blusa feminina de tricô com a frente em listras diagonais:

Molde reduzido, frente, costas e metade da manga do pulôver. Para os manequins 42 (46).

Como fazer as mangas da blusa feminina de tricô com a frente em listras diagonais:
Monte 41 (45) pontos nas agulhas número 3 com a lã ferrugem e trabalhe 4 cm em ponto de base II. Continue com as agulhas número 3,5 e aumente, de cada lado, a cada 12 carreiras, 13x1 ponto = 67 (71) pontos. A 45 cm de altura, diminua para a curva superior da manga, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2, 5 (6)x1 ponto; a cada 4 carreiras, 3x1 ponto e, a cada 2 carreiras, 6 (7)x1, 2x2, 1x3 pontos. Remate os 11 pontos restantes de uma só vez.

Como fazer a tira do decote da blusa feminina de tricô com a frente em listras diagonais:
Monte 94 (100) pontos na agulha circular com a lã ferrugem e trabalhe 2 cm em ponto de base II.

Como fazer o acabamento da blusa feminina de tricô com a frente em listras diagonais:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras e pregue a tira do decote.