quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como fazer as luvas de tricô

Oii Meninas,

Hoje vou ensinar como se faz uma luva de tricô. Uhmmm esquentar as mãos nesse inverno é uma boa pedida! E mais satisfação teremos se usarmos uma luva que nós mesmas fizemos! Vamos ao passo-a-passo.

Como fazer as luvas de tricô.
1. Para o primeiro aumento da nesga do polegar, faça 1 ponto torcido, levantando-o no fio horizontal, na parte correspondente à palma da mão.

2. Para os aumentos seguintes, aumente 1 ponto antes da nesga, trabalhe 1 ponto è aumente novamente 1 ponto. Prossiga fazendo os aumentos sempre para fora até que o número de pontos seja de cerca de um terço da parte total (para 48 pontos, aumente 15). O número de pontos entre os aumentos deve ser sempre ímpar.

3. Depois de terminados os aumentos para a nesga, trabalhe 3 carreiras com todos os pontos. Depois, passe os pontos da nesga para um alfinete de segurança e dei-xe-os em suspenso. Sobre a abertura, coloque 5 pontos em um fio auxiliar e diminua, a cada 2 carreiras circulares, até que fique sobrando somente 1 ponto. Restam 49 pontos.

Depois de executar os quatro dedos, retome os pontos em suspenso e faça o polegar.
4. Após 46 carreiras em ponto de base, comece o dedo mínimo. Pegue a quarta parte de pontos montados mais 1 ponto das costas. Para isso, monte 2 pontos em um fio auxiliar, formando uma ponte. Trabalhe reto. Para formar a ponta, trabalhe juntos, torcidos, os 2 pontos iniciais de cada agulha, a cada carreira circular. Junte os 3 pontos restantes em um só fio.

5. Solte o fio auxiliar e trabalhe 2 carreiras circulares sobre o total de pontos. Para o dedo anular, pegue das costas e da palma, 1 p. a menos do que um quarto do total montado. A esses pontos, junte os 2 pontos atravessados do dedo mínimo, mais 2 pontos montados, em um fio auxiliar. Faça o dedo médio do mesmo modo. Com os pontos restantes, faça o indicador.

6. Para o polegar, pegue os pontos da nesga que ficaram em suspenso. Em seguida, solte o fio auxiliar dos pontos montados e trabalhe com todos os pontos. Diminua os pontos que foram colocados de novo do mesmo modo como foram aumentados para a nesga do polegar. Junte os pontos restantes em um só fio e, em seguida, remate como os anteriores.

Bom tricô!!
bjos Va.

Um comentário:

  1. amei, grata por compartilhar. moro num país de muita neve no inverno, valeu pela dica.